Fortalecer as Comissões de Base é o caminho para resistir à privatização!

“A venda da BR Distribuidora é um desastre para a Petrobrás. Buscar sócios para cada parte do Sistema é introduzir agentes externos que tomarão decisões autônomas, respondendo a interesses que não os do país. Para pagar uma dívida imediata, vai se gerar uma dívida muito maior. O PNG de Parente não fala uma vez em desenvolvimento nacional.”

No vídeo anexo, André Buca, do grupo “Petroleiros [BASE-RJ]” e dirigente do Sindipetro, manda o recado no hall do Edifíco Senado, em recente ato promovido pela FNP.

Buca convida trabalhadores a participarem da reunião da Comissão de Base, toda terça-feira, 12h30m, na entrada do Edisen, e afirma:

“Só com a mobilização e organização consciente da categoria poderemos virar o jogo contra o desmonte e privatização da Petrobrás.

Nenhuma ação individual, ‘heróica’, de um dirigente ficar nu ou acorrentado, vai resolver o problema. O que vai resolver o problema é nossa ação coletiva.

Vamos construir a greve petroleira e a greve geral contra o conjunto das medidas do governo Temer!”


Mais uma vez, a polêmica:
Organização nos locais de trabalho ou heroísmo midiático?

Muito nos surpreendeu a decisão da FNP de realizar um “peladaço” no Edisen. Esta ideia já havia sido derrotada na diretoria do Sindipetro-RJ, mas o grupo que controla hoje nosso sindicato voltou a apresentá-la na FNP.

Repudiamos atos deste estilo porque não acreditamos que seja uma ideia que agrega e ajuda na mobilização, muito pelo contrário, a enfraquecerá nacionalmente. Apoiamos o manifesto surgido na Comissão de Base REAGE CENPES e que tem recebido dezenas de adesões nos grupos de zap da base da categoria e esperamos que estes dirigentes repensem tal iniciativa.

Não é só uma má ideia. É uma diferença sobre concepção e método.

Nós, apostamos na mobilização coletiva e no trabalho de base.

O grupo que atualmente controla o Sindipetro-RJ aposta em ações heróicas, midiáticas, descoladas da categoria.

Ao invés de peladaços, propomos que as direções sindicais apresentem um CALENDÁRIO DE LUTAS, que passe por:

– organização da greve nas bases, eleição e convocação dos comandos locais, seminários de qualificação etc.

– organização das bases de todos as unidades do país e articulação com os demais sindicatos, federações e Centrais

– Greve Petroleira Nacional Unificada rumo à Greve Geral.


Convite para o Comitê de Mobilização do Edisen

Deixe um comentário